^ Back to Top

Defesa Civil

A Defesa Civil de Silva Jardim em parceria com a Associação de Moradores de Bananeiras, realizaram a recuperação do sistema de abastecimento de água de Bananeiras que foi danificado com as fortes chuvas no bairro nos últimos dias de dezembro.

O serviço de recuperação de abastecimento de água no bairro contou com mão de obra disponibilizada pela Defesa Civil e colaboradores da Associação de Moradores e os materiais utilizados para o serviço foram disponibilizados pela Defesa Civil. As chuvas danificaram o antigo sistema de abastecimento que possuíam duas caixas d’água de 500 litros que foram substituídas por outras duas de 1.000 litros.

As chuvas nos últimos dias de 2018 também danificaram algumas pontes na localidade, uma que teve um tubo de aço arrancado na altura da Fazenda Bocaina I, que mesmo por estar na estrada RJ 126 (Correntezas X Bananeiras), que é de responsabilidade do Governo Estadual, a Prefeitura realizará a manutenção. Outra ponte que dá acesso ao cemitério, também na RJ 126, que liga o município de Silva Jardim a Nova Friburgo, onde a manutenção da mesma será realizada assim que possível. E uma outra ponte que dá acesso a um loteamento onde passa cadeirante a Prefeitura realizará a manutenção nos próximos dias.

Pontos da estrada de Bananeiras foram muito prejudicados pelas chuvas e a manutenção destes pontos está sendo realizada numa parceria das secretarias de Obras, Agricultura e Defesa Civil com moradores locais.

(Imagem Divulgação Defesa Civil/SJ)

(09/01/2019)

 

Leia mais:Defesa Civil e moradores realizam serviço de recuperação de sistema de abastecimento de água em...

 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou no no dia 29 de novembro, um exercício simulado de desocupação no CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho. O principal objetivo do simulado foi treinar e orientar alunos, professores e funcionários da unidade escolar para o correto comportamento em situações de emergência, ou seja, de forma cautelosa, ágil e eficiente, que não gere riscos a segurança dos envolvidos.

O exercício realizado nesta quinta, fez parte da programação da Defesa Civil, pelo “Dia Estadual de Riscos e Desastres” que é celebrado no dia 29 de novembro e contou com a participação de 443 pessoas, sendo 407 alunos de 14 turmas e 36 funcionários e professores, o tempo total para a desocupação foi de menos de 3 minutos.

A realização destes simulados são fundamentais para termos uma melhor noção do comportamento de alunos, professores e funcionários em situações de evacuação de espaços fechados. A escolha do CEPM deu-se por possuir a maior estrutura predial de uma unidade de ensino no município e possuir o maior número de alunos da rede municipal. Agradecemos o apoio da diretora Érica Guimarães e de toda a direção que não mediram esforços para que realizássemos este treinamento com os alunos, professores e funcionários.” disse o Coordenador da Defesa Civil, Ronilson Santos.

O evento contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Segurança Pública Dênis Pessanha.

 

Leia mais:Defesa Civil realiza exercício simulado de desocupação em escola municipal

 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Silva Jardim, recebeu no dia 05 de dezembro, o “Diploma de Honra ao Mérito”, da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), em reconhecimento aos serviços prestados pela sua contribuição ao Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC).

O coordenador da Defesa Civil de Silva Jardim, Ronilson Santos, falou da importância do reconhecimento. “Nós da Defesa Civil de Silva Jardim, ficamos muito felizes com este reconhecimento estadual pelos serviços prestados. Isso demonstra que estamos realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida da população.” Disse o coordenador.

O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e fez parte da programação do lançamento do plano de emergência para o Estado do RJ que definirá as estratégias de socorro, assistência à população, além de ações de recuperação de cenários atingidos. O Plano, ainda tem como objetivo, acelerar e melhorar as ações de assistência às emergências e desastres ocorridos nos 92 municípios fluminenses. Segundo a SEDEC, serão estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva e emergencial, com uso de sinais de alerta e alarme. O novo plano se estenderá até 30 de novembro de 2019.

 

Leia mais:Defesa civil de Silva Jardim recebe prêmio estadual por serviços prestados

 

Do dia 17 a 20 de dezembro, das 09h as 13h, poderão ser realizadas as inscrições para o projeto Botinho 2019. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas na Defesa Civil de Silva Jardim que fica na Rua Augusto Antônio de Amorim, 268 no Caju (ao lado do depósito de gás). As vagas são limitadas sendo 15 vagas para a categoria “Golfinho” (idade entre 07 a 10 anos), 15 vagas para “Moby Dick” (idade entre 11 a 14 anos) e 10 vagas para a categoria “Tubarão” (idade entre 15 e 17 anos). Confira abaixo a relação completa da documentação obrigatória necessária para efetuar a inscrição:

- Cópia da Identidade (RG) ou certidão de nascimento;

- Cópia do comprovante de residência;

- 01 (uma) foto 3x4 do participante;

- Atestado médico (original) do participante especificando que o mesmo está apto para realizar atividades físicas;

- Ficha de autorização assinada pelo responsável. A ficha pode ser baixada no link (http://www.silvajardim.rj.gov.br/…/3221-ficha_autorizacao_b…) ou ser retirada na Defesa Civil.

OBS: A Defesa Civil não segurará vagas por falta de documento, ou seja, para se inscrever é necessário a entrega de todos os documentos solicitados.

O Projeto Botinho 2019 é uma realização do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) junto com o SESC-RJ, em parceria com o 27º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e a Defesa Civil de Silva Jardim.

 

Leia mais:Silva Jardim abre inscrições para o projeto Botinho 2019

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou na manhã do dia 29 de novembro, um exercício simulado de desocupação no CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho. O principal objetivo do simulado foi treinar e orientar alunos, professores e funcionários da unidade escolar para o correto comportamento em situações de emergência, ou seja, de forma cautelosa, ágil e eficiente, que não gere riscos à segurança dos envolvidos.

O exercício realizado nesta quinta, fez parte da programação da Defesa Civil, pelo “Dia Estadual de Riscos e Desastres” que é celebrado no dia 29 de novembro e contou com a participação de 443 pessoas, sendo 407 alunos de 14 turmas e 36 funcionários e professores, o tempo total para a desocupação foi de menos de 3 minutos.

“A realização destes simulados são fundamentais para termos uma melhor noção do comportamento de alunos, professores e funcionários em situações de evacuação de espaços fechados. A escolha do CEPM deu-se por possuir a maior estrutura predial de uma unidade de ensino no município e possuir o maior número de alunos da rede municipal. Agradecemos o apoio da diretora Érica Guimarães e de toda a direção que não mediram esforços para que realizássemos este treinamento com os alunos, professores e funcionários. ” Disse o Coordenador da Defesa Civil, Ronilson Santos.

O evento contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Segurança Pública Dênis Pessanha.

(03/12/2018)

 

Leia mais:Prefeitura realiza exercício simulado de desocupação em escola municipal

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000