Foi empossado no dia 11 de dezembro, os eleitos para a Comissão de Ética Institucional da Enfermagem do município de Silva Jardim. A posse aconteceu no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA) e contou com a presença da secretária Tereza Fernandes e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ) Ana Lúcia Telles Fonseca.

A presidente do COREN-RJ destacou a importância da posse da comissão de ética. “Cuidar de gente não é fácil. Nós da enfermagem temos que ter a preocupação, não só de atender, mas de melhorar a qualidade de vida da população. Parabéns Silva Jardim, por ser o único município do Estado do Rio de Janeiro que possui comissão de ética institucional.” disse Ana Lúcia.

A criação da comissão de ética nas instituições é uma bandeira defendida pelo COREN, e tem como principal objetivo uma maior conscientização dos profissionais da categoria para a aplicação e cumprimento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A principal função da Comissão de Ética é trabalhar de forma educativa junto ao Centro de Estudo e Setor de Educação Continuada realizando eventos que visem contribuir para o crescimento da categoria, no aspecto técnico e ético visando assegurar uma assistência livre de riscos de infrações éticas provocadas por negligência, imperícia e imprudência na prática profissional, solicitando apoio e encaminhando dúvidas ao Coren-RJ sempre que necessário.

A Comissão de Ética Institucional de Enfermagem de Silva Jardim é formada pelo enfermeiro Adriano Macedo (Presidente), pela enfermeira Marilete Ancelino e pela técnica de enfermagem Gisele Martins.

(21/12/2018)