^ Back to Top

Será realizada na próxima sexta-feira (18) às 15h00 na Secretaria Municipal de Turismo uma reunião com os representantes dos blocos carnavalescos que animam a folia em Silva Jardim. O carnaval 2019 começa no dia 1º de março e vai até o dia 5, e neste ano, como aconteceu nos anos anteriores a folia na cidade acontecerá no Centro, Aldeia Velha e Bananeiras.

A Secretaria Municipal de Turismo pede para que os representantes dos blocos, que desejam desfilar no carnaval na cidade em 2019, compareçam na reunião do dia 18 para discutir a organização da folia. A reunião será restrita a 01 (um) representante por bloco.

(Foto: Arquivo SECOM)

(14/01/2019)

 

Leia mais:Organização do carnaval 2019 de Silva Jardim será discutida no próximo dia 18 com blocos da cidade

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a chegada de 2019 em Silva Jardim no Centro do Município. A Festa de Réveillon foi animada pelo DJ Danilo, que tocou as melhores músicas do verão, e pela banda SJ Samba Show, que tocou o melhor do pagode e samba, no Espaço Cultura e Lazer Paulo Rodrigues Alexandre (Arena de Eventos). A queima de fogos durou aproximadamente oito minutos. A festa foi realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SEMTIC).

(02/01/2019)

Leia mais:Chegada de 2019 em Silva Jardim


Foi aberta na última sexta-feira (24), no Centro Cultural Capivari, no Centro de Silva Jardim, a exposição “Viva Santos Reis! ”, que está exibindo fotos de folias de reis da região sudeste fluminense. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

A Exposição Viva Santos Reis, assinada pelo antropólogo Daniel Arrebola, é composta por um grande acervo das Folias de Reis da região Sudeste. A mostra reúne fotografias do antropólogo paulista, Nane Camargo, Mauro Rodrigues, Ratão Diniz e Andreia Silva, além de outros elementos que compõem a tradição. A exposição que está percorrendo alguns municípios do Estado, esteve em Cabo Frio e seguirá depois para Quissamã.

Em entrevista a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o secretário de Turismo de Silva Jardim, Ronalt Santiago, comentou sobre a ampla importância cultural da mostra no município.

"Vamos receber a exposição em nossa cidade no centro cultural, que antes era cadeia pública, delegacia e agora foi transformado no Centro Cultural Capivari, criado para reforçar a identidade da cidade, servir como um espaço para produção e exposição dos trabalhos de artistas da cidade se tornando um importante ponto histórico, educacional, cultural e turístico da cidade. A exposição traz fotos, roupas, instrumentos musicais, máscaras, cajados, bandeiras, estandartes, roupas de palhaços, quepes entre outros acervos de várias Folias de Reis Sudeste do Rio de Janeiro. O trabalho tem tudo a ver com a nossa cidade que mantem a tradição da Folia de Reis viva. Há anos realizamos festivais, evento tradicional, recebendo folias de todo o Estado" - destaca o secretário.

A Secretaria Municipal de Turismo reforça que a exposição continua até o dia 30 de setembro, no Centro Cultural Capivari, que fica na Rua Luiz Gomes, nº 259, no Centro de Silva Jardim. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. A entrada é gratuita.

 

Leia mais:Exposição com fotos de Folia de Reis da Região Sudeste é aberta em Silva Jardim


Será aberta na próxima sexta-feira (24) a partir das 19 horas no Centro Cultural Capivari na Rua Luiz Gomes 259 no Centro de Silva Jardim, a exposição “Viva Santos Reis!” que exibirá fotos de folias de reis da região sudeste fluminense. A pesquisa e curadoria da exposição é de Daniel Arrebola e as fotografias de Daniel Arrebola, Nane Camargo, Mauro Rodrigues, Ratão Diniz e Andréia Silva. O evento é realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Leia mais:Fotos de Folia de Reis da Região Sudeste serão expostas em Exposição no CCC


Música, declamação de poesias e desfile de moda marcaram o 2º Sarau Internacional Madalena’s, no Centro de Silva Jardim. O evento aconteceu na Praça Amaral Peixoto e teve a participação de moradores e ativistas culturais da cidade e de outros estados. No local, também foram montados estandes para vendas de trabalhos manuais confeccionados por artesãos locais.

A programação também contou com o lançamento da grife “Madalena’s Roya Magic”, apresentada pela estilista Val Nascimento, moradora do bairro Varginha. Durante o desfile realizado no Espaço Cultura e Lazer, a estilista mostrou ao público peças exclusivas confeccionadas por ela. Alguns dos trabalhos tinham estampas com obras de arte de diversos artistas plásticos.

O evento foi promovido pela ONG Madalena’s, fundada na Suíça e que desenvolve no país um trabalho contra violência doméstica, tráfico humano, assédio e abuso sexual às mulheres. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Silva Jardim e de empresários do município.

Fundadora da ONG, a escritora Lúcia Amélia Brüllhardt, disse que teve boas impressões da cidade. “Acabo de adotar Silva Jardim como minha cidade aqui no Brasil. Pra mim, é uma sensação de missão cumprida. Estou saindo daqui muito feliz, mas muito feliz mesmo, e voltarei”, prometeu a mulher de 51 anos, natural de São Paulo, e que mora na Europa há mais de três décadas.

Um grande público prestigiou o evento realizado no último dia 25 de julho. Entre os presentes, esteve à prefeita Cilene, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Santiago, e a diretora municipal de Cultura, Taísa Magdalena.

 

Leia mais:Sarau e Desfile de Moda marcam evento em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000