SILVA JARDIM REALIZA CAMPANHA DE DESCARTE DE LIXO PERFUROCORTANTE

A Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção (Semsma) de Silva Jardim desenvolve uma campanha de descarte correto de lixo doméstico perfurocortante visando garantir, principalmente, a segurança dos trabalhadores do Serviço de Limpeza Pública e das famílias. O apelo é para que as pessoas acondicionem e descartem adequadamente materiais como cacos de vidro, pregos, parafusos, seringas e pedaços de madeiras, por exemplo.

A Semsa ressalta que “simples lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas são verdadeiras armas, já que eles quebram com o manuseio”. E alerta que, “para não machucar o coletor, a população precisa utilizar materiais mais rígidos a fim de acondicionar os resíduos perigosos, como jornais, papelões, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite”.

Os cacos de vidro podem ser embalados dentro de latinhas de leite em pó ou achocolatados. Outra possibilidade é cortar uma caixa de leite ao meio, promovendo um encaixe. Para os materiais perfurantes como pregos, parafusos e arames, o ideal é colocá-los em latas e/ou embalagens plásticas, ou embrulhá-los em grandes volumes de jornal.

Quanto aos pregos e parafusos, a recomendação é entortá-los com martelo. As tampas serrilhadas das latas de conservas também podem machucar e a orientação é dobrá-las para dentro, pois assim as serrilhas estarão protegidas pelas próprias latas. “Lidar corretamente com o lixo é uma atitude importante para garantir a segurança da família e prevenir graves acidentes; por isso, é imprescindível que a população realize um descarte responsável do lixo doméstico”, orienta a Semsma.