SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA FUNCIONÁRIOS PARA ALIMENTAREM O SISTEMA DE VACINAÇÃO DO COVID-19

A Secretaria de Saúde de Silva Jardim, através da Coordenação de Imunização, capacitou funcionários das unidades básicas a acessarem o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) a fim de alimentarem-no com dados sobre a vacinação contra o Covid-19, ontem 09/02. O treinamento, com “Operadores de Estabelecimentos de Saúde Campanha” (enfermeiros), constou de orientações a respeito de como adicionar os “lotes de vacinas”, “vincular o público-alvo” e o “registro da vacinação” propriamente dito.

A iniciativa cumpre uma determinação do Ministério da Saúde visando o controle e monitoramento da vacinação do Covid-19. O acesso ao site é feito através do registro dos servidores no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA).

As servidoras Marilete Ancelino e Isabele Braga Santiago demonstraram em um telão ligado à Internet como os funcionários devem acessar e preencher os campos no site, tais como “doses”, “números de documentos/datas de recebimentos” e “quantidades”. A preencherem, além disso, a “ficha do vacinado” e o “grupo” a que o mesmo pertence com o “tipo de vacina” (CoronaVac e/ou AstraZênica, por exemplo) que ele tomou ou está tomando. Assim como “buscar o vacinado” por meio do número do CPF, entre outras informações.

A Coordenação de Imunização também reproduziu e distribuiu um ‘manual’ da Secretaria Estadual de Saúde orientando cada um dos componentes do Sistema de Saúde (Gestor Municipal, Gestor de Estabelecimento de Saúde e Operador de Estabelecimento de Saúde Campanha) sobre os passos que eles devem seguir nos lançamentos no site. Participaram cerca de 15 servidores das diferentes unidades básicas municipais de Saúde.