SILVA JARDIM COLOCARÁ BARREIRAS SANITÁRIAS CONTRA O COVID-19 EM ALDEIA VELHA E BANANEIRAS DURANTE O CARNAVAL

A Prefeitura de Silva Jardim colocará barreiras sanitárias nos acessos às localidades de Aldeia Velha e Bananeiras visando conter o fluxo de turistas e o risco do Covid-19 em bairros turísticos durante o Carnaval. A decisão foi anunciada em reunião do prefeito interino Fabrício Azevedo com moradores e comerciantes de Aldeia Velha, ontem (10/02). Ela cumpre determinações do Decreto Municipal nº 2272/2020, também publicado no Boletim Oficial, no mesmo dia. O controle será feito das 17 horas desta sexta-feira (12/02) à próxima terça-feira (16/02). A Lei foi apresentada (lida na íntegra) e discutida com os participantes. O Decreto está no link: https://abre.ai/b9bo

– Além de prevenir contra a pandemia, alertando sobre as aglomerações, também vamos promover, a partir de então, a ordem pública para devolver a tranquilidade principalmente aos moradores daqui – garantiu o prefeito interino na abertura da assembleia.

Nos postos de controle será aferida temperatura e verificado o uso de máscara de proteção. Assim como solicitada a apresentação de atestado de residência, certificado de registro do veículo (CRV) e comprovante de reserva de hospedagem em hotéis/pousadas ou similares, se for o caso. As pousadas e campings estabelecidos que ainda dispuserem de vagas para hospedagem, deverão colocar representantes junto às respectivas barreiras a fim de recepcionar hóspedes que não fizeram reservas. A triagem será realizada, principalmente, por agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cujos representantes estiveram presentes ao encontro.

O encontro agradou aos participantes. Eles reclamaram, também, dos transtornos normalmente causados por visitantes que vão ao local principalmente em épocas festivas apenas para colocarem carros de som com músicas em alto volume e explodirem descargas de motocicletas, por exemplo. Isto além de deixarem sujeira, sem consumirem nada no comércio estabelecido, pois costumam levar suas próprias comidas e bebidas, bem como causar outros constrangimentos à população.

Os moradores quiseram saber, ainda, sobre a presença da Polícia Militar na manutenção da segurança principalmente nos dias de Carnaval. O prefeito interino explicou que foi solicitado o reforço de efetivo ao 35º BPM e o DPO de Silva Jardim prestará o apoio necessário e possível.

Ficou decidido que em Aldeia Velha a Guarda Municipal e a Semsa farão a triagem dos veículos e pessoas em um posto na chegada ao Centro do povoado, a oito quilômetros da entrada, que é na Rodovia BR-101. Neste ponto, também já haverá uma placa alertando que o acesso será controlado com a barreira sanitária, a fim de que os visitantes possam optar por prosseguir ou não. O mesmo ocorrerá no acesso ao bairro Bananeiras, também na estrada BR-101.

O ambientalista Luiz Nélson, proprietário de uma pousada e área ambiental na localidade, foi um dos que aprovaram as medidas explicadas, ainda, pelo vereador Liés Abib, também residente em Aldeia Velha e participante da reunião. “Moro aqui há muito tempo e nós nunca vimos uma iniciativa destas de governo nenhum para discutir as nossas questões; por isto acho que devemos colaborar ao máximo com a Administração Municipal”, argumentou Luiz Nélson, acrescentando que o turismo local está mesmo fracassado.

No que foi apoiado pela empresária Kelly Stallonio Marinho, proprietária de uma cervejaria artesanal no lugarejo. “As medidas trarão ordem ao nosso bairro e devemos apoiá-las e nos reestruturar para superar as eventuais dificuldades”, ponderou ela. O presidente da Associação de Moradores de Aldeia Velha, Emanuel Felipe da Silva Ramiro, por sua vez, concordou que os maiores problemas são causados por aqueles “visitantes” que não consomem nada e ainda promovem badernas.

Participaram, ainda, da reunião: os secretários municipais Zilmara Brandão (Educação), Érica Guimarães (Saúde), Fifico Walviesse (Governo) e Rosana dos Santos (Gabinete Civil), além do vereador Nem de Boqueirão e do guarda municipal Dias, representando o secretário de Ordem Pública, Maciel Frazão do Espírito Santo Silva.