REUNIÃO DO CCS/SJ DISCUTE SEGURANÇA NO CARNAVAL, RETOMADA DO PROEIS E INSTALAÇÃO DE DPO EM ALDEIA VELHA, ENTRE OUTROS ASSUNTOS

A questão da Segurança no período de Carnaval e o convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foram dois dos assuntos da reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Silva Jardim (CCS/SJ), no último dia 08/02. Realizado na Igreja Batista do bairro Boqueirão (Silva Cunha), o encontro abordou, ainda, a apresentação da estatística das ocorrências criminais registradas pelo Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) local, a possibilidade de instalação de um DPO no Distrito de Aldeia Velha, e a marcação da próxima eleição de diretoria da entidade, além de assuntos gerais.

SEGURANÇA NO CARNAVAL – Os participantes quiseram saber sobre as medidas que deverão ser tomadas para evitar e conter as aglomerações que naturalmente deverão ocorrer nas localidades de Aldeia Velha, Bananeiras e Gaviões com o aumento do fluxo de visitantes durante o período, embora o Município não vá promover Carnaval oficialmente. O secretário de Segurança Pública informou que a Guarda Civil Municipal atuará durante todos os dias, principalmente nas localidades de Aldeia Velha e Bananeiras a fim de fazer cumprir a Lei.

O secretário de Turismo, Yago Campos, adiantou que o Município vai acatar a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e acompanhará as decisões de outras cidades de não promover nem incentivar aglomerações devido à pandemia do Covid-19. O comandante do DPO, tenente Miranda, disse que a corporação também seguirá as recomendações e protocolos recomendados pela ocasião, lembrando que os eventos estão realmente proibidos. Já o delegado Milton Siqueira acrescentou que a 120ª DP fará o possível para colaborar, mas não dispõe de efetivo suficiente para o policiamento nas ruas.

PROEIS – Em relação à retomada do Programa Estadual de Integração na Segurança, o secretário de Segurança Pública disse achar a iniciativa boa, mas que pretende, também, dar poder à Guarda Municipal para que ela possa atuar com maior empenho no combate às infrações na cidade. No que foi apoiado pelo vereador Liés Abib, o qual informou que já fez ofício ao Detran solicitando um convênio a fim de implementar o Código de Trânsito Municipal. O vice-presidente Marcos Paulo Lisboa de Almeida aproveitou para informar que tal convênio já foi assinado com o Detran e que existe, inclusive, um Fundo Municipal de Segurança Pública em tramitação na Câmara Municipal.

A mesa contou com as participações do Secretário Municipal de Segurança Pública, Maciel Frazão do Espírito Santo Silva; do delegado da 120ª DP, Milton Siqueira; do comandante do DPO da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Miranda; do secretário municipal de Turismo, Yago Campos (representando o Executivo Municipal); e do vereador Liés Abib (representando o Legislativo). A reunião teve a presença, também, do pastor Júlio Cézar Delphino, presidente da igreja anfitriã do evento.

As exposições foram mediadas pela presidente do CCS/SJ, Cláudia Márcia Macedo; o vice-presidente Marcos Paulo Lisboa de Almeida e a secretária Marla Domingues. A próxima reunião ficou marcada para o dia 09 de março, às 14 horas, no bairro Varginha, em espaço ainda a ser definido. Na oportunidade, também deverá ocorrer a eleição da nova diretoria da instituição. O do último dia 08/02 foi o primeiro encontro deste ano e o primeiro presencial desde o início da pandemia da Covid-19.