O Município

 

O Município

Seu nome atual é uma homenagem ao jornalista e político fluminense Antônio da Silva Jardim. Anteriormente o município chamava-se Capivari, cuja fundação se deu em 1801, nas terras de D. Maria Rodrigues, viúva de Manoel da Silveira Azevedo, onde o casal havia construído uma capela em devoção à Sant’Ana. A viúva doou a capela e seu entorno, para a criação da paróquia de Nossa Senhora da Lapa de Capivari, a pedido da população local. No entorno da capela formou-se o vilarejo, que posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, e mais adiante à categoria de vila, por decreto de 1841, separando-se definitivamente do município de Cabo Frio. A condição imposta para o desmembramento, era de que alguns fazendeiros locais se responsabilizassem e construíssem uma câmara, que executava as mesmas funções atuais de uma prefeitura, bem como uma cadeia para a nova vila. O Major Joaquim Fernandes Lopes Ramos, o Alferes Luiz Gomes da Silva Leite, juntamente com alguns membros da família Pinto Coelho, executaram as construções entre os anos de 1841 e 1843, atendendo assim às exigências. A partir do ano de 1943, a vila de Capivari teve seu nome modificado para Silva Jardim, denominação esta que perdura até os dias atuais.

Geografia

Localiza-se 35 metros acima do nível do mar. Contando com uma população de 22.158 habitantes (2008), faz divisa com os municípios de Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Araruama. Ocupa uma área de 938,336 km².

Dentre as localidades mais importantes inscritas no território municipal (todas próximas à Serra do Mar), estão Quartéis ou Aldeia Velha, Bananeiras e Gaviões.

Vale destacar que uma parte do seu território encontra-se protegido pela Reserva Biológica Poço das Antas, reserva biológica federal destinada ao projeto de preservação da Mata Atlântica e do mico-leão-dourado, que fica a beira da BR 101.

Outro local de interesse ecológico é a Lagoa de Juturnaíba, situada no rio São João, e represada para prover o abastecimento de água em Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos fluminense.

Turismo

município apresenta grande potencial turístico natural ainda não explorado, com a Lagoa de Juturnaíba e os rios com cachoeiras – que permitem o ecoturismo e o turismo de aventura – constituindo os principais pontos de interesse.

Registros de Silva-jardinenses ilustres

Dentre os nascidos em Silva Jardim está o poeta Casimiro de Abreu, nascido na Fazenda da Prata, de propriedade de sua mãe, em Correntezas, a atriz Zezé Macedo, o artilheiro Jorge Pinto Mendonça, os cidadãos Saturnino Duarte Silveira e João Duarte Silveira, Gualter Caldeira do Nascimento, muito querido e conhecido, participou ativamente das atividades esportivas, sociais, políticas e de entretenimento da cidade, tendo até mesmo um Ginásio Poliesportivo na cidade que leva seu nome em homenagem póstuma, e o próprio Antônio da Silva Jardim, cujo nome batiza o município.

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000