Instituto Estadual do Ambiente (INEA) inicia Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Silva Jardim

Iniciou em Silva Jardim o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O projeto tem apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura.

O projeto consiste na elaboração do cadastro dos imóveis rurais localizados no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. O cadastro está sendo realizado pela Gerência do Serviço Florestal (GESEF), é financiado com recursos da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), operado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) e executado pela empresa Ambientagro Engenharia.

O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Esse cadastro é o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental do imóvel, sendo as informações cadastradas, recebidas, integradas e gerenciadas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).

Com a inscrição do imóvel na realização do CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante, inúmeras vantagens que poderão ser adquiridas pelos proprietários/possuidores, tais como: comprovação de regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A equipe da Ambientagro Engenharia, além da execução do cadastro, a equipe do projeto realizará palestras de esclarecimentos sobre o CAR e também a capacitação de agentes públicos e privados, visando ampliar a rede de atendimento aos proprietários e posseiros de imóveis rurais. Em caso de dúvidas, envie e-mail para:car.gesef.inea@gmail.com ou ambientagrorio@ambientagro.com.br ou entre em contato com: Inea – Gerência do Serviço Florestal (GESEF), pelo telefone: (21) 2332-5521 Ambientagro Engenharia, pelo telefone: (21) 99594-1654.

(Imagem meramente ilustrativa)

(09/02/2019)