Parceria entre Silva Jardim e Nova Iguaçu traz Seminário de Captação de Recursos para Servidores Municipais

A parceria entre as prefeituras de Silva Jardim e Nova Iguaçu, através dos secretários de Turismo de Silva Jardim, Felipe Rocha, e de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu, Alex Castellar, trouxe gratuitamente para o município nesta quarta-feira (06) o “Seminário de Estratégia para Captação e Inovação na Gestão Pública”, focado na troca de experiências entre as duas cidades, visto que, de 2017 a 2018 a cidade de Nova Iguaçu foi o município fluminense que mais captou recursos para investimentos.

Vários temas foram abordados no Seminário como “Inovação e Gestão Pública”, “Gestão de Captação de Recursos”, “Estruturação de Projetos” e “Gestão da Regularidade Fiscal”. O Secretário de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu, Alex Castellar, pontou alguns aspectos que fizeram de Nova Iguaçu o município fluminense que mais captou recursos entre 2017 e 2018 com aproveitamento de 100% das emendas parlamentares que foram colocadas na cidade. “Nossa secretaria era nova na estrutura de governo em Nova Iguaçu, começamos do zero e fomos em busca de conhecimento de legislações e técnicas de gestão para maximizar a captação de recursos. Muitas pessoas dizem que a coisa pública foi feita para não funcionar, o que não é verdade, o que existe é uma complexidade de gestão no setor público muito grande e falta de conhecimento destes caminhos tortuosos. O governo é complexo, e coisas complexas não são resolvidas com soluções simples e fáceis. O grande problema da gestão pública é que vivemos apagando fogo e acabamos não tendo tempo para planejar as ações. Na secretaria conseguimos implementar a visão de que as soluções dos problemas da saúde, educação, serviços públicos e afins se dão de forma integradas. Nossa equipe se aprofundou no conhecimento das legislações específicas do setor público como Plano Diretor, Plano estratégico, Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA, os gestores públicos precisam se aprofundar nestas legislações para que o planejamento de investimentos públicos tenha êxito. Uma dica que dou, acompanhem o PPA, LDO e LOA do Governo Federal pois eles fornecem inúmeras informações estratégicas que nos auxiliam na elaboração e acompanhamento de investimentos federais.” disse Alex Castellar.

A Prefeita Cilene falou da importância da parceria entre as cidades. “Agradeço ao Alex Castellar por ter disponibilizado um tempo na sua agenda e de sua equipe para realizar este seminário em Silva Jardim, trazendo este know-how de Nova Iguaçu na captação de recursos para que possamos implementar esta política em nossa cidade. Estamos passando por um momento delicado na economia municipal, mas com a ajuda destes servidores que estão aqui participando do seminário conseguiremos nos aperfeiçoar para captar recursos nos entes governamentais.” Comentou a Prefeita.

O Seminário, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Turismo de Silva Jardim e contou com a participação de aproximadamente 40 servidores de Silva Jardim e Nova Iguaçu, dentre eles a Prefeita Cilene, o Secretário de Turismo de Silva Jardim Felipe Rocha, o Secretário de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu Alex Castellar, além do Secretário de Fazenda de Silva Jardim Leandro Antunes, e dos subsecretários de Promoção Social Ediane Albuquerque e de Esporte e Lazer Luiz Evandro (Juninho Peruca), e de Nova Iguaçu tiveram ainda no seminário a subsecretária de captação de recursos Dayane Aragoso, o subsecretário de Assuntos Estratégicos João Mattos, a Superintendente de Convênios Sandra Lima e a Assessora de Monitoramento e Avaliação Samira Deodato, além de diversos servidores das secretarias de Promoção Social, Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Obras e Planejamento.