Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública para apresentar Resultados de Ações do Fim de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores no dia 27 de fevereiro para apresentar os resultados de ações realizadas de setembro a dezembro de 2018. Alguns pontos apresentados pela SEMSA foram o quadro de pessoal, especialidades atendidas pelo Ambulatório, atendimentos realizados na Emergência, transferências e transporte de pacientes, e as especialidades que possuem fila para atendimento.

Na apresentação dos resultados a Secretária de Saúde Vanessa Pintas destacou alguns resultados positivos como o atendimento na emergência e quadro de pessoal. “No ano de 2018 tivemos uma redução significativa dos atendimentos na emergência de Silva Jardim, isso mostra que os serviços ofertados pela nossa atenção básica nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão sendo efetivos, desta forma podemos atender com maior agilidade os pacientes em situações de saúde mais complexas e emergenciais, todos ganham com isso. Atualmente temos 41 estabelecimentos para atendimento da população o que demanda um número grande de profissionais, que suprimos em 2018 com aproximadamente 600 profissionais, onde mais de 50% eram servidores efetivos, o que mostra o compromisso da administração pública com o serviço contínuo na saúde de Silva Jardim.” Disse a Secretária.

Outras questões citadas pela Secretária foram as transferências e transporte de pacientes, os atendimentos ambulatoriais e os atendimentos de saúde que possuem fila. “Um dos grandes problemas que enfrentamos é o transporte de paciente, pois sempre surge algum transporte que precisamos realizar na SEMSA e por mais que tenhamos veículos esta demanda sempre será muito grande. Atualmente temos dezenas de especialidades atendidas no ambulatório de Silva Jardim, mas outras especialidades não conseguimos suprir na cidade, e para estas acabam surgindo a demanda reprimida, pois há pacientes para serem atendidos mas não temos como atendê-los de forma imediata, aí estes pacientes entram na fila regional e as vezes até estadual como por exemplo os exames de oftalmologia, ressonância magnética, colonoscopia, audiometria, densitometria óssea, ecocardiograma, endoscopia, dentre outras especialidades que encontramos dificuldade de encontrar vagas para atender. Estamos cientes de todos os problemas na Saúde de Silva Jardim e estamos trabalhando em conjunto para resolver todos na medida do possível, a nossa meta é ampliar a atenção básica para que trabalhemos mais com a prevenção e possamos ter um serviço público de saúde mais eficiente para atender melhor a população.” Concluiu Vanessa Pintas.

A convocação da população para a audiência pública aconteceu em jornal local e circulação de propaganda volante via carro de som nas ruas do município.