Oficinas Centro Cultural Capivari

“Vem novidade por aí!” Foi a declaração do Secretário de Turismo, Felipe Rocha.
A Prefeitura de Silva Jardim por meio da Secretaria de Turismo vai oferecer oficinas semanais gratuitas durante todo o mês de maio no Centro Cultural Capivari (CCC). De acordo com a Prefeita Cilene, “ estimular a identidade cultural da nossa região por meio do artesanato é de fundamental importância para a cultura. Além de garantir a preservação das nossas tradições, o artesanato hoje ocupa importante espaço no fomento da economia familiar. Não mediremos esforços para apoiar nossos artesãos, grandes fazedores de arte.” Serão aulas para aprender a fazer artesanato com fibra de bananeira, para fazer cadernos de memória, sabão ecológico artesanal, além de leitura dramatizada e introdução à fotografia. As oficinas estão sendo realizadas em parceria com o Fórum de Cultura Popular de Silva Jardim e oferecem certificado aos participantes. Segundo Felipe, “ O poder Público precisa estar ao lado dessa gente criativa. Através do artesanato, a arte e a cultura local é refletida em produtos lindos e com valor de mercado. Esta iniciativa, vai ao encontro da determinação da Prefeita Cilene, que o artesanato faça parte das ações de fomento ao turismo”.
Veja a programação completa abaixo e inscreva-se!
As vagas são limitadas.
Segunda à Sexta feira na Recepção do CCC 09h às 17h ou por e-mail: cultura@silvajardim.gov.rj.br
2 de maio
Oficina de introdução ao artesanato com fibra de bananeira Instrutora: Agnes Gomes
Agnes é artesã, membra da Associarte, cozinheira e pesquisadora de cultura tradicional Quando preparadas de forma adequada, as fibras garantem às peças durabilidade e resistência. E com o talento e criatividade de artesãos e artesãs, surgem os mais belos brincos, colares, pulseiras, bolsas, cestos, tapetes, porta-copos, jogos-americanos. Enfim, são uma infinidade de produtos que podem ser confeccionados com as sobras de bananeira: uma forma sustentável de aproveitar tudo o que a natureza nos oferece.
9 de maio
Oficina Cadernos da Memória
Instrutora: Mary Lopes
Historiadora e artesã, com experiência em organização de Centros de Documentação e Memória.
A oficina vai ensinar a fazer pequenos cadernos artesanais que facilitam anotações, colagem de imagens e outros pequenos documentos selecionados no nosso cotidiano. O registro da memória e de dados recolhidos na vivência de cada um, colaboram em muito para a construção da nossa história e afirmação da nossa identidade.
16 de maio
Oficina de Leituras Dramatizadas
Professor Luiz Nicolau
Formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) RJ, Luiz Nicolau também é cantor e já fez parte de dois grandes grupos musicais premiados nas décadas de 80 e 90, a “Orquestra de Vozes Garganta Profunda” e os “Inimigos do Rei” (Disco de Ouro e Rock’n’Rio 2). Sua carreira de mais de 35 anos transita entre a TV, o Cinema, o Teatro e o Rádio. Morando em Silva Jardim há quatro anos, desenvolve na cidade um trabalho social através da Oficina de Teatro Musical e a Rádio Silva Jardim, uma Central multimídia de Comunicação para Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região.
A oficina de Leitura Dramatizada é uma forma de aproximação do teatro e oferece oportunidade de conhecimento Teatral-Literário para todas as idades, promovendo a inclusão da leitura na vida do cidadão, do professor e da família de uma forma lúdica e crítica.
23 de maio
Oficina de introdução à fotografia
Instrutor: Luiz Thiago
Luiz Thiago é fotógrafo, já teve fotos selecionadas em concursos nacionais e tem uma exposição em cartaz no Centro Cultural Capivari, chamada “Gaviões que ninguém vê”. Hoje, faz parte da equipe da Associação Mico Leão Dourado,
A oficina vai dar algumas noções básicas para quem deseja começar a aprender sobre fotografia. Serão abordados temas como perspectivas, profundidade, tipos de luz, enquadramento, tipos de câmera e lentes para iniciantes, dicas de edição e publicação.
30 de maio
Oficina de saboaria artesanal
Instrutora: Tadzia Maya
Tadzia é educadora e pedagoga. Integra movimentos de agroecologia desde 2005, onde pesquisa fitoterápicos e produtos naturais, sendo criadora da marca sa-Bão!
O sabão – assim como o vinho, a cerveja, a cerâmica e o pão – é mais uma daquelas artes ancestrais interessantes para aprender a fazer em casa, como um cultura passada de geração em geração. A saboaria pode ser encarada como uma terapia ecológica ou como forma de complementar a renda. Na oficina será ensinado o sabão ecológico com óleo reciclado.
Foto: Arquivo da SEMCOM