Secretaria de Educação realiza Curso de Capacitação para os Responsáveis pela Alimentação nas Escolas Municipais

Aconteceu na última quinta-feira (26), a “Formação em Serviço” para as cozinheiras e responsáveis pela alimentação nas escolas municipais. O encontro foi realizado no auditório do CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho. A capacitação foi oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através do setor de alimentação escolar. O treinamento teve como objetivo orientar sobre a forma correta de armazenamento, higienização e manipulação dos alimentos, visando uma alimentação escolar de qualidade.
A equipe composta por Adenilton Barcellos, Rondinelly Conceição, e pelas nutricionistas, Eliete Cádimo e Leticia Marinho, abordaram temas como, o Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE, Boas Práticas de Manipulações de Alimentos, Procedimentos Operacionais Padronizados, Doenças Transmitidas por Água e Alimentos, Reaproveitamento Integral dos Alimentos, Incentivo de práticas nutricionais saudáveis, entre outros assuntos importantes no cotidiano escolar. O curso enfatizou com técnicas lúdicas a necessidade da higienização das mãos e alimentos, incluindo os hortifrútis.
Ao final do encontro, foi realizada uma exposição de receitas criativas e saudáveis elaboradas pelas merendeiras escolares, utilizando os produtos da despensa escolar, em que puderam orientar e sugerir formas diferenciadas de preparar os gêneros alimentícios, para melhor aceitação pelos alunos, além de garantir uma alimentação rica em nutrientes e sabores agradáveis. As cozinheiras trouxeram para troca de receitas, bolo de feijão com cobertura de chocolate, pudim de multicereais, bolo de maçã e farinha láctea, bolo de arroz salgado e doce, farofa de biscoito, pudim de leite ninho, torta de biscoito com recheio, bolo de casca de banana e doce de laranja e banana e muito mais.
A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Kátia Passos, abriu o encontro nos dois turnos parabenizando as cozinheiras pelo carinho com que preparam os alimentos, citando a sua importância nas escolas, pois a partir do olhar atencioso e dedicado, contribuem para a saúde de nossos alunos. Kátia orientou ainda, sobre ações da função e convidou as merendeiras a participarem do Concurso Nacional Sobre Alimentação Escolar, pois Silva Jardim tem potencial para ganhar prêmios.
O encontro contou ainda com a participação da Subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Regina Xavier, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.