2 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A Organização das Nações Unidas (ONU definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo em todo o Brasil, segue unida em uma campanha nacional com o tema “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data. A Prefeitura de Silva Jardim apoia essa causa.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia. Até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

A Fonoaudiologia tem papel fundamental no desenvolvimento das habilidades dos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

#RESPECTRO #PREFEITURADESILVAJARDIM