PACIENTE REENCONTRARÁ A FAMÍLIA APÓS 20 ANOS LONGE DE CASA

O paciente Valmer Ventura, de 53 anos, deu entrada em nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) no dia 12 de janeiro de 2020, com muitos problemas clínicos e uma demanda social. Natural do Estado de Minas Gerais, no qual se encontrava distante há 20 anos, Valmer vivia em situação de rua, andava sem destino em busca de trabalho e melhores condições de vida. Ele havia perdido totalmente o contato com seus familiares. Para sobreviver, Valmer conseguiu um trabalho como ajudante de meeiro em troca de alimentação e moradia, sem vínculo empregatício.

Assim que o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), ele foi internado e teve seu tratamento iniciado pelas equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes sociais da saúde. Com muito esforço e determinação, as equipes de saúde e assistência social iniciaram uma busca pelos seus familiares nas redes sociais, conseguindo contato telefônico com a família de Valmer, em Minas Gerais. Após o envio de fotos, ele foi reconhecido por seus entes queridos. A família deseja recebê-lo de volta em sua casa.

Outra conquista importante, foi cadastrá-lo no Bolsa Família, até que possa ser inserido no benefício assistencial de prestação continuada. Através de uma articulação entre as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Trabalho, Habitação e Promoção Social, Valmer Ventura será reconduzido ao seu ambiente familiar em Minas Gerais, após 20 anos longe de casa.

Parabéns a todos os profissionais que, direta ou indiretamente, participaram ou contribuíram para que essa história tivesse esse final.