JUNHO VIOLETA – MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). Por isso, este mês é conhecido como Junho Violeta, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Este ano, alertamos para violações dos direitos dos idosos durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos; abandono considerado uma forma extrema de negligência; física; sexual; psicológica, que incluem comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso e a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social, e o Conselho Municipal do Idoso convocam a população para garantia da proteção integral da pessoa idosa. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, a ligação é gratuita e não precisa se identificar ou procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que oferece atendimento especializado a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, em decorrência de: negligência, violência física, psicológica, sexual, entre outras. Como também, o CRAS, Conselho Municipal do Idoso, Delegacia e serviços de saúde para denunciar uma situação de violência contra o idoso.