NOTA TÉCNICA – SITUAÇÃO COVID-19 EM SILVA JARDIM

A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, vem por meio desta, informar à população que o Município de Silva Jardim possui o menor índice de óbitos, assim como o maior índice de curados na região. Porém, a Região Metropolitana II está em bandeira vermelha, devido á alta taxa de ocupação de leitos. Tal região é composta pelos municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Com o somatório da taxa de ocupação de leitos de toda região, a bandeira da Metropolitana II para COVID-19 passou para classificação vermelha. Este esclarecimento está previsto na Nota Técnica do Estado no link: https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MzYyNjU%2C.
Entretanto, o Município de Silva Jardim mesmo estando inserido nesta região de saúde, NÃO ESTÁ EM BANDEIRA VERMELHA para o COVID-19.

Mesmo com o aumento de casos confirmados, a taxa de ocupação de leitos em nosso Pólo de Síndrome Gripal e Isolamento COVID-19 NÃO AUMENTOU. Tal taxa é parâmetro para classificação de bandeiras criada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o plano de flexibilização do Estado, o nosso Município está em BANDEIRA AMARELA (risco baixo).

Tal classificação de risco baixo em nosso Município é resultado do grande trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia. Nos primeiros sintomas, a população já está se dirigindo ao Polo de Síndrome Gripal e Isolamento COVID-19. Com isso, já estão realizando o teste rápido (imunológico – IGM e IGG), Swab (RT, PCR) ou sorológico, dependendo dos dias de sintomas e recebendo toda medicação necessária. Sendo assim, estamos tratando a população silva-jardinense de forma precoce e, consequentemente, evitando o agravamento da doença e posterior internação.

Estamos há 08 dias sem nenhuma internação no nosso Polo de Síndrome Gripal. Ressaltamos ainda que nesta segunda-feira, dia 30 de novembro de 2020, até ás 12h00, permanecemos sem nenhum paciente internado. Há apenas 01 (um) paciente internado no Hospital Regional Zilda Arns, regulado pelo Estado, na rede SUS.

Solicitamos que a população continue tomando os cuidados para prevenção do COVID-19, usando máscaras, lavando as mãos e evitando aglomerações. Com a ajuda de todos vamos vencer a COVID-19.