CAXITO RECEBERÁ PROJETO DO COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS LAGOS SÃO JOÃO

O bairro de Caxito em Silva Jardim ganhará saneamento básico a ser implantado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas das Lagoas de Araruama e Saquarema e dos Rios São João e Una do Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, Rio São João e Zona Costeira. O anúncio foi feito no último dia 21/01 pela secretária-Executiva do órgão, Adriana Saad, em visita ao prefeito interino Fabrício Azevedo, que agradeceu o comunicado e o benefício.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já está tomando as providências necessárias e cabíveis à implantação do projeto (protocolou documento solicitando que o mesmo esteja disponível para a consulta das etapas a serem implementadas). Ele atenderá a cerca de 100 residências com aproximadamente 350 moradores. “Isto é muito bom, pois vai beneficiar várias famílias de um local que realmente necessita deste saneamento”, comentou o prefeito interino.

Segundo Adriana Saad, o valor da obra é da ordem de R$ 900 mil e ela deverá ser posta em prática pelo projeto-executivo dentro de quatro meses (está em fase de conclusão do projeto-básico). O prazo para a execução e conclusão é de 12 meses. Os resultados esperados são: regularização do sistema de coleta do esgoto comunitário, construção de um biossistema integrado (biodigestor, filtro biológico e zona de raízes), promoção dos conceitos de preservação ambiental e engajamento social. O biodigestor, segundo Adriana, poderá produzir biogás para servir inclusive como gerador de energia para um posto de saúde, por exemplo.

De acordo com o “Termo de Referência” do projeto, o local escolhido tem muitos domicílios que não possuem sistemas individuais ou estáticos (fossa séptica, filtro aeróbico e/ou sumidouro) ou estes se encontram subdimensionados e extravasam com frequência. Isto provoca a contaminação dos solos e canais de drenagem, assim como a transmissão de doenças por contato direto com o esgoto a céu aberto.

Argumenta, além disso, que o abastecimento de água é feito por meio de poços e o esgotamento sanitário é irregular. E que a existência de córregos na área do projeto ressalta a necessidade de destacar a sua importância ambiental.

A implantação será, ainda, sem riscos operacionais, uma vez que terá um sistema semienterrado e vedado (sem odor), assim como trará apelo de Educação Ambiental (promoverá a participação da comunidade local) e o tratamento dos esgotos sem equipamentos elétricos e produtos químicos. Também será eficiente sob a ótica da Legislação Ambiental, além de atender as normas NBR.