OFICINA DE EDUÇAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Superintendência Estadual da Funasa no Rio de Janeiro (Suest/RJ), realizou nesta semana, a Oficina de Educação em Saúde Ambiental, que é referente ao Projeto Agente Mirim: Promotores e Produtores de Saúde Ambiental. A capacitação aconteceu nos dias 14/03, 15/03 e 16/03, e foi ministrada pelo Chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam/RJ) Sr. José Roberto de Castro Gonçalves, com o auxílio do Assessor Técnico Especializado (Sesam/RJ) João Batista Reis.

Esse projeto é ofertado pelo Ministério da Saúde. Dos 92 Municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas 7 municípios foram considerados aptos a receberem o projeto, sendo Silva Jardim um deles. A capacitação contou com as participações da Secretaria Municipal de Saúde (Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias e profissionais da Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal de Educação (Professores e Orientadores) e do Meio Ambiente.

O projeto tem como objetivos desenvolver ações de educação e saúde ambiental, dialogar sobre saneamento e seus respectivos impactos na saúde, compartilhar e disseminar a informação sobre ações que impliquem na promoção, proteção e recuperação da saúde, integrar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)/Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os Agentes de Controle de Endemias (ACE), possibilitar ao agente mirim a compreensão da importância e do exercício do controle social para as ações de saúde, oportunizar a participação coletiva dos escolares e dos demais atores, de forma a despertar o comprometimento e o enfretamento ao vetor Aedes aegypti e das arboviroses dele decorrentes, além de incentivar a transformação das organizações familiares quanto aos cuidados com o domicílio e o peridomicílio. Na fase inicial, o projeto contará com a participação de 250 alunos do 4º e 5º ano da rede municipal dividido em 3 unidades de ensino.

Estamos cumprindo metas e avançando!