Nova secretária de saúde buscará ampliar a atenção básica, aperfeiçoar o atendimento na emergência e melhorar o transporte de pacientes em Silva Jardim

Foi apresentada oficialmente pela Prefeita Cilene a nova Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA), a cirurgiã-dentista Vanessa Pintas, aos coordenadores da SEMSA. A reunião de apresentação aconteceu no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da secretaria e contou com a atual secretária da pasta, Tereza Fernandes, que ficará no cargo até o dia 1º de fevereiro onde até esta data realizará uma transição com a futura secretária. Os principais desafios da nova secretária será a ampliação da atenção básica, aperfeiçoar o atendimento na emergência e a melhoria do transporte de pacientes.

A atual secretária falou deste momento e dos serviços prestados à Silva Jardim. “Agradeço publicamente e de coração a Prefeita Cilene pela forma carinhosa que tem lidado com tudo que tem acontecido na minha vida ultimamente. Estou passando por um momento muito delicado na minha vida pessoal e a prefeita se mostrou muito sensível neste momento e só tenho a agradecer. Sou enfermeira e servidora efetiva do município e continuarei trabalhando em prol da população de Silva Jardim. Conheço a Vanessa e temos uma amizade de muito tempo e ela já fazia parte da nossa equipe e fico muito feliz com o fato dela assumir a pasta, pois convive diariamente com a realidade da cidade e, com certeza, fará um belo trabalho à frente da secretaria.” Disse Tereza Fernandes.

Em sua fala a Prefeita explicou a escolha da nova secretária e agradeceu a Tereza pelos serviços prestados à Silva Jardim. “Antes que saiam por aí dizendo que houve inimizades da minha parte com Tereza, não houve, somos amigas, e por ela passar por um momento delicado na sua vida pessoal resolvemos em comum acordo que houvesse uma troca na secretaria para que ela ficasse mais tranquila neste momento da sua vida. O município de Silva Jardim teve uma grande transformação na saúde desde 2013, tornando-se referência na região e em todo o Estado, isso deve-se ao empenho e garra da Tereza e de toda a sua equipe e tenho uma imensa gratidão a ela por estes serviços prestados à cidade. Quando pensei num nome para assumir a pasta, não queria escolher alguém de fora da realidade municipal, desta forma me veio o nome da Vanessa que exerce a função de coordenadora da saúde bucal de Silva Jardim há 6 anos e realiza um brilhante trabalho na cidade, nada mais justo do que reconhecer os bons profissionais que temos na gestão municipal.” Disse Cilene.

A prefeita também destacou a importância de ter um atendimento mais humanizado na saúde. “Nosso objetivo é humanizar a prestação de serviços na saúde, quando um morador chega na UPA ou posto de saúde, é por que ele realmente precisa, e este primeiro atendimento precisa ser realizado de forma mais carinhosa e humanizada, pois ele já chega com tantos problemas e não podemos agir de forma descortês, temos que prestar um bom atendimento. Estamos passando por um momento muito complicado com o bloqueio dos repasses dos royalties do petróleo, deixamos de arrecadar aproximadamente R$ 25 milhões em 2018 e isso nos obrigou a reduzir o número de secretarias de 22 para 10 e estamos adequando o nosso orçamento a nossa nova realidade orçamentária.”Concluiu a Prefeita Cilene.

Vanessa Pintas, 35, é cirurgiã-dentista há 13 anos, tem especialização em saúde da família, é casada e mãe de um filho. Ela, que assumirá a pasta no dia 1º de fevereiro, falou dos motivos que a levaram assumir a pasta e dos desafios da saúde de Silva Jardim. “Eu sempre aceito os desafios, eu vi com a gestão de Tereza o quanto o município melhorou em termos de saúde, faço parte deste grupo de trabalho dela, então, quando a Prefeita me convidou resolvi aceitar para dar continuidade a este trabalho. Entendo que o nosso maior desafio na saúde é uma atenção básica que funcione corretamente, aperfeiçoar o atendimento na emergência e melhorar o setor de transportes, por que sempre identificamos que é um setor bem complicado na secretaria de saúde. Se conseguirmos ter uma atenção básica completa nós vamos ter uma saúde muito melhor para a população de Silva Jardim. Estou com muitas expectativas de melhorar cada vez mais a saúde municipal, capacitando os servidores, conseguindo melhorar cada setor e realizar um trabalho mais humanizado, pois a população precisa de carinho e atenção.” Disse a nova Secretária.

(14/01/2019)