Silva Jardim realizará acordo de cooperação técnica com Nova Iguaçu para captação de recursos

Foi realizada no dia 11 de janeiro uma reunião entre a Prefeita Cilene com o Secretário de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu, Alex Castellar para viabilizar a realização de um acordo de cooperação técnica entre os municípios de Silva Jardim e Nova Iguaçu para captação de recursos.

O secretário de Nova Iguaçu falou da sua experiência na captação de recursos. “Quando assumi a secretaria de Ciência e Tecnologia tínhamos apenas R$ 1 milhão para investir, então tivemos que buscar alternativas para ampliar nossa captação de recursos. Fui identificando na prefeitura de Nova Iguaçu vários profissionais que pudessem contribuir para montagem de uma equipe qualificada na montagem de projetos, montamos a equipe e começamos a trabalhar. Montamos alguns projetos e começamos a obter êxito na captação de recursos federais via emenda parlamentar, e em poucos anos conseguimos para o município mais de R$ 100 milhões para investimentos em saúde, educação e infraestrutura para Nova Iguaçu. Tinha uma vasta experiência no legislativo e muito pouca no executivo, hoje, o tempo que se leva da captação até a licitação de um recurso proveniente do governo federal é de aproximadamente 2 anos e geralmente a população não entende isso, é muita burocracia, então em Nova Iguaçu, trabalhamos para identificar onde eram os gargalos desta burocracia na cidade e governo federal e começamos a trabalhar na diminuição deste tempo e com isso estamos obtendo muito sucesso lá. Sei que a realidade de Silva Jardim é bem diferente da nossa, mas acredito que nossa experiência possa servir de modelo aqui para a cidade.” Disse Alex Castellar.

A prefeita ficou otimista com a parceria entre Silva Jardim e Nova Iguaçu. “Estou muito otimista com esta parceria que se inicia, pois Nova Iguaçu possui uma experiência de sucesso na captação de recursos, e com a nossa queda de arrecadação precisamos viabilizar meios de gerar mais recursos para Silva Jardim para que possamos gerar emprego e renda para a população. Estamos reestruturando a administração municipal e este intercâmbio de informação é muito importante.” Disse a Prefeita Cilene.

Ficou agendada a realização de um seminário para os servidores em Silva Jardim no dia 6 de fevereiro e visitas técnicas a Nova Iguaçu para conhecer o passo a passo da captação de recursos do município da baixada fluminense. A reunião foi viabilizada pelo Secretário de Turismo, Felipe Rocha, e contou ainda com as presenças dos secretários municipais de Fazenda, Leandro Antunes; de Administração, Hugo Thiengo; e de Gabinete Civil, Jonas Moraes; do subsecretário de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu João Mattos e representantes das secretarias de turismo, procuradoria-geral e comissão de licitação.

(14/01/2019)