Secretaria de Turismo articula com o Governo do RJ medidas para o Fortalecimento do Turismo em Silva Jardim

Com o objetivo de fortalecer o setor turístico de Silva Jardim, o Secretário Municipal de Turismo, Felipe Rocha, tem participado de vários encontros com autoridades estaduais. Já se reuniu duas vezes com o Secretário Estadual de Turismo, Otávio Leite, teve um encontro na Secretaria de Estado de Agricultura, participou na última segunda-feira (28) do Fórum Estadual de Secretários de Turismo (FEST) e se reuniu com o Governador Wilson Witzel.

O secretário comentou quais são as parcerias que estão sendo realizadas nestes primeiros dias do ano. “Em pouco tempo de gestão estamos buscando retomar o contato institucional com os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do turismo nacional e estadual. Já tivemos duas reuniões com o secretário estadual Otávio Leite onde protocolamos uma carta pedindo o apoio da secretaria de estado de turismo junto a secretaria estadual de agricultura visando a disponibilização de máquinas pelo período de três meses para que possamos realizar um trabalho de manutenção de estradas vicinais que dão acesso aos nossos principais atrativos turísticos. Aproveitei para realizar um convite para que ele conheça a cidade e seus atrativos e pedi para que enquadrasse Silva Jardim nos futuros projetos de desenvolvimento do turismo da secretaria estadual. No FEST tivemos um encontro muito produtivo com 75 dos 92 municípios fluminenses, onde trocamos experiências do que foi realizado nas cidades para desenvolvimento do turismo e o que podemos replicar. Já no encontro com o Governador demandamos uma demanda que é universal para o turismo, que é a segurança pública, que para os municípios da baixada litorânea, o principal acesso é a Rodovia Niterói x Manilha, então reforçamos o pedido de melhoria na segurança neste trecho por ser a principal via de acesso aos municípios aqui da região, além disso pleiteamos junto ao Governo do Estado mais investimentos para o setor de turismo no interior e não somente nas cidades já reconhecidas turisticamente.” Disse Felipe Rocha.

Futuras reuniões e parcerias com outros municípios também estão sendo costuradas pela secretaria de turismo. “Teremos na semana que vem uma reunião com representantes do Instituto estadual do Ambiente (INEA), órgão estadual responsável pela fiscalização e tem o poder de tomar as medidas necessárias para punir eventuais crimes ambientais em rios e cachoeiras pois entendemos que um grande problema da cidade é o crescimento desordenado dos banhistas em áreas que cometem crimes ambientais como em Pirineus, Bananeiras, Aldeia Velha e etc. Estamos pleiteando também outras reuniões com o Ministério Público Ambiental e com o Ministério do Turismo, este segundo para captação de recursos e convênios. E já estamos com interlocução com as secretarias de turismo de vários municípios fluminenses como Porciúncula, Natividade, Resende, Teresópolis, Nova Iguaçu, Araruama, Araruama e Casimiro de Abreu.” completou o secretário.

Felipe Rocha também falou sobre investimentos e projetos futuros para desenvolvimento do turismo de Silva Jardim. “Estamos cientes do atual momento econômico do município, desta forma, estamos buscando parcerias institucionais para desenvolvimento do turismo em Silva Jardim com órgãos dos governos federal, estadual e com outras cidades fluminenses que detenham expertise no desenvolvimento do turismo. Todo este processo que estamos realizando nos primeiros dias do ano faz parte de um planejamento de turismo, que é a interlocução com os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do turismo.” Concluiu o Secretário de Turismo.