Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil de Silva Jardim participam de visita técnica do MPF na Barragem de Juturnaíba

As Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil do município de Silva Jardim, integraram a equipe que realizou uma visita técnica à barragem de Juturnaíba na última quinta-feira (14), que fica entre Araruama e Silva Jardim, no interior do Rio. A ação foi realizada pelo Ministério Público Federal e contou com uma comitiva de representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

O objetivo da vistoria foi avaliar as condições de segurança da barragem e averiguar o depósito de rejeitos oriundos do tratamento da água captada na represa, que é distribuída a toda região dos lagos. O trabalho foi realizado por uma empresa terceirizada pela Prolagos, concessionária que vem cuidando das inspeções na área desde 2016.

Segundo o Secretário de Defesa Civil, Ronilson Santos, o objetivo principal da vistoria técnica foi apurar as condições de segurança da barragem e a qualidade da água, com a finalidade de garantir a segurança e poder tranquilizar a população de Silva Jardim e demais municípios. Disse ainda, que o laudo técnico deve ficar pronto em aproximadamente 30 dias e estará disponível no Portal de Transparência para acesso público.

O Secretário de Meio Ambiente, Ezequiel dos Santos, afirmou que a visita foi importante para detalhar os danos ambientais causados. “Para o meio ambiente foi muito importante por conta dos impactos ambientais que a represa causou. Conversei com o procurador federal e detalhamos esses impactos que são desde a criação da barragem, tais como o desaparecimento do robalo pela ausência da escada de peixe, o empobrecimento da população de pescadores locais pela diminuição do pescado, a vegetação flutuante que apodrece e torna a água rica em matéria orgânica, entre outros”, disse o secretário.

No local, estiveram presentes representantes do Inea, MPE, ICMBio, DRM, CREA, Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Movimento de atingidos por barragens, Consórcio Lagos São João, OAB seção Araruama, Concessionaria Águas de Juturnaíba, Comitê de Bacia do São João e imprensa, além de pescadores locais e especialistas como geólogos e engenheiros. O presidente da Prolagos, concessionária responsável pela manutenção e operação da represa, também esteve presente acompanhando a vistoria.