Defesa Civil faz balanço dos últimos dias de chuva em Silva Jardim

Na última sexta-feira (17), o Município de Silva Jardim, e grande parte do Estado do Rio de Janeiro, entraram em estado de alerta máximo devido a fortes chuvas detectadas pelas Imagens do radar meteorológico. A informação de núcleos de chuva atuando sobre todas as regiões do Estado, foi o indicativo para que a Defesa Civil do Município, permanecesse de prontidão. “Como estamos em constante monitoramento, assim que recebemos o informe, comunicamos a Prefeita Cilene, que imediatamente ordenou que fossem tomadas todas as providências preventivas e que nos mantivéssemos de prontidão, não só nós, da Defesa Civil, mas o Governo como um todo. Estamos presentes e com a atenção redobrada nas áreas de risco”, informou Ronilson Santos, Coordenador da Defesa Civil, que junto ao Subcoordenador, Augusto César, coordena as ações de monitoramento em todo Município. “Montamos um revezamento no monitoramento afim de que a cobertura fosse em tempo integral, para termos condições de agir previamente caso o nível do Rio Capivari ultrapassasse o limite, que é de 3,68 m e haja transbordamento. – ressaltou Augusto César.
No sábado (18), Apesar do nível do rio ter baixado, a chuva ter permanecido moderada e fraca e a previsão para este domingo (19), ser de diminuição do volume de chuvas, a Prefeita Cilene informou que o monitoramento será mantido até que seja afastada a possibilidade de precipitação intensa na região. “É atribuição da Defesa Civil, estar na linha de frente em uma situação como esta, porém, todo o Governo está sobreaviso. Caso haja necessidade, todos nós estaremos ao lado da população, não nos desmobilizaremos até que seja afastado o risco de transbordamento do Rio Capivari”, – disse Cilene.
Neste domingo (19), o Coordenador da Defesa Civil, Ronilson Santos, informou que o município passou para o Estado de Vigilância às 9h22min. “As chuvas diminuíram, o nível do rio já baixou bastante e a situação encontra-se sob controle. Mesmo assim, a equipe está de prontidão para dar total apoio a população”, – afirmou Ronilson.
MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS
Uma ponte foi interditada na Rua Silva Jardim (próximo ao antigo cartório), no bairro Nossa Senhora da Lapa. Segundo informações dos agentes da Defesa Civil, a interdição ocorreu pelo fato da ponte estar com a cabeceira comprometida, além de não ter condições de tráfego.
O Desassoreamento do Valão foi feito próximo ao depósito do Lucio, no bairro Caju. A ação foi feita com o auxílio de duas máquinas (uma escavadeira e uma retro escavadeira) para que a água escoasse com mais velocidade.
Presença nas comunidades, agentes da Defesa Civil estão fazendo rondas nas comunidades, instruindo e assessorando as famílias.
OCORRÊNCIAS
Na sexta-feira (17), uma árvore caiu com a força do vento, na Praça Amaral Peixoto, em frente a Prefeitura, mas foi imediatamente removida com o auxílio de uma retro escavadeira.
No sábado (18), duas árvores caíram próximo ao pórtico, na entrada da cidade, sendo imediatamente removida também, com o auxílio de uma retro escavadeira.
Duas famílias tiveram auxilio da Defesa Civil para sair de suas casas, pois apesar da situação estar controlada, preferiram ir para casa de parentes.
Um deslizamento de terra foi registrado na Rua Oito de Maio, atrás da Paróquia Nossa Senhora da Lapa.
SOBRE O RIO CAPIVARI
A Prefeita Cilene destacou a importância do Rio Capivari e sua preservação, “A Represa de Juturnaíba é o maior manancial de água doce da bacia do Rio São João. O Rio Capivari é um de seus principais afluentes. É imperativo que ações de preservação sejam implementadas já. Um dos desafios do nosso governo é aproximar diferentes gerações neste tempo, e unificar estas ações. Cada geração tem muito a oferecer da sua experiência. Temos um rio generoso, precisa ser cuidado, para que tenhamos dele, o melhor. Preservá-lo é um gesto de consciência e gratidão”, – afirmou a Prefeita.
Em caso de emergências ligue 199 ou 2668 1920
(Reportagem: Patricia Cordeiro, Lucas Rocha e João Victor)
(Fotos: Defesa Civil)