Grupo Missão Jovem da Arquidiocese de Niterói participa de Ação Ambiental no Parque da Biquinha

No último sábado (27), os jovens do Grupo Missão Jovem da Arquidiocese de Niterói, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizaram um plantio de mudas no Parque Natural Municipal da Biquinha “Gruta Santa Edwiges”, como parte da programação da Semana Missionária em Silva Jardim.
A ação foi acompanhada pelo Secretário de Meio Ambiente, Ezequiel Moraes dos Santos, que recebeu a solicitação com entusiasmo. “A ação é importante, pois é uma oportunidade de divulgarmos nossas aptidões de município provedor de serviços ambientais para um público urbano. Ficamos muito felizes por sermos procurados pela organização do evento, que nos solicitou uma parceria numa atividade ambiental para marcar a passagem dos jovens pela nossa cidade.”
Esta atividade teve por objetivo mostrar, na prática, o trabalho desenvolvido pela SEMMA para a recuperação de áreas degradadas. Na ocasião, os jovens conheceram algumas técnicas utilizadas para o manejo florestal e reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica.
A ação vem ao encontro das diretrizes da Prefeita Cilene. “A nossa posição geográfica nos concede privilégios naturais e nos enche de responsabilidades ambientais. Precisamos atuar na formação da consciência ambiental desta geração para garantir a preservação do nosso ecossistema e a qualidade de vida para as próximas gerações.”
O Grupo Missão Jovem aproveitou ainda a oportunidade com os profissionais da Secretaria, e se informaram a respeito do importante papel das Unidades de Conservação para a proteção dos recursos naturais, dos recursos hídricos e da biodiversidade da região.