XII Conferência Municipal de Assitência Social é realizada em Silva Jardim

A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social, realizou nesta sexta-feira (29), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Teatro Zezé Macedo, no centro da cidade, e teve como tema, “A Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”. A solenidade teve a mesa composta pela Prefeita Cilene, pela Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social, Ediane Albuquerque, pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andrea Gomes, e pela Usuária do CRAS Renascer, Georgina Ana Paulista.
Na parte da manhã, após um delicioso Coffee Break, foi realizada uma cerimônia de abertura com a leitura do Regimento Interno, seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro ao som instrumental (violino e teclado). O evento contou ainda com Apresentação Cultural de Dança do CRAS Renascer, com a Professora Andremylla Machado, e Apresentação Cultural do Teatro de Libras do CRAS Criar, com a Professora, Eliene Martins.
Na sequência, a Assistente Social, Pós-graduada em Violência Contra a Criança e o Adolescente e Consultora da Empresa Acesso Capacitação, Lívia Prado Penin, ministrou uma palestra sobre o tema da conferência para o público presente, incluindo os alunos do Colégio Estadual Sérvulo Mello e da Associação Pestalozzi de Silva Jardim.
Já na parte da tarde, o evento teve continuidade com a Apresentação Cultural de Dança do CRAS Criar, com a professora Mariana Amorim. Em seguida, foram divididos grupos de conversa para os três eixos de trabalho, com o objetivo de discutir e apresentar novas ideias para o município. No 1º Eixo, um debate sobre a assistência social como direito do povo. No 2º eixo, uma conversa sobre financiamento público e no 3º Eixo, um papo sobre participação social. Os grupos tiveram as participações de Conselheiros Municipais de Assistência Social, de usuários dos programas municipais e de alunos do Colégio Estadual Sérvulo Mello.
Encerrando a conferência, foi realizada uma votação para a escolha dos quatro delegados que irão representar o município de Silva Jardim na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece em novembro. São eles:
Delegados Governamentais: Maria de Fátima Ferreira e Andrea Gomes
Delegados Não-governamentais: Rayanne Bastos e Paulo Fagundes Henriques
A Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social, Ediane Albuquerque, falou um pouco sobre o evento. “A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço privilegiado de avaliação da política de Assistência Social realizada pela secretaria. Momento de participação social onde são discutidos os projetos e serviços disponibilizados pelo município para a população no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência contou com excelente participação de pessoas de diferentes faixas etárias. Foi um dia de amplo diálogo sobre a política municipal de assistência social, que tem sido executada com ótima mobilização popular, que só enriqueceu os debates para a compreensão sobre o momento atual e ainda nos ajudou no aprimoramento do SUAS em Silva Jardim”, concluiu Ediane.
O encontro que reuniu mais de 200 pessoas durante todo o dia, contou ainda com as presenças de diversos secretários, subsecretários e autoridades municipais.
(Fotos: Lucas Rocha)