Secretária Municipal de Educação participa de Reunião na ALERJ em defesa do FUNDEB

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Kátia Peixoto, participou na última sexta-feira (22), da discussão sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Kátia também é Secretária Executiva de Finanças da UNDIME/RJ. Dirigentes da Educação de diversos Estados e Municípios, Prefeitos, UNDIMEs, Conselhos de Educação, Parlamentares, SEPEs, entre outros, estão se mobilizando preocupados com a possibilidade do fim do FUNDEB em 2020.
Está tramitando no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15 que torna permanente o FUNDEB, como meio de garantir a prorrogação do fundo. A Deputada Federal, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora do projeto, explicou que um dos pontos centrais do texto é a ampliação da participação da União na destinação de recursos para a educação. Desde 2010, a União contribui com 10% do valor do fundo. A proposta é que essa contribuição salte para 15% em 2021, até chegar a 40% em 2031.
A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Kátia Peixoto, comentou a preocupação dos dirigentes municipais de Educação do Brasil. “O FUNDEB é o alicerce da Educação Básica. Com ele, podemos garantir o pagamento dos profissionais da Educação e avançar em melhoria na manutenção do ensino, reduzindo as desigualdades educacionais e sociais. Se o FUNDEB acabar, nós professores, corremos o risco de atrasos em pagamentos, perda do direito na melhoria com os planos de cargos, carreiras e salários, e os nossos alunos na manutenção da qualidade do ensino. Não podemos nos calar!”, apelou a Secretária.