LIMPEZA DA BARRAGEM VISA REDUÇÃO NOS IMPACTOS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS EM SILVA JARDIM

O Município de Silva Jardim vem sofrendo nos últimos anos com danos relacionados a inundações resultantes das chuvas intensas de verão. Na barragem do Reservatório de Juturnaíba, o volume crescente de macrófitas aquáticas (vegetação flutuante) encostada nos vertedores e nos canais das comportas, reduz a velocidade do escoamento e dificulta o manejo hídrico do reservatório, contribuindo assim para expansão do espelho d’água, inundando pontualmente suas margens.

A Prefeitura de Silva Jardim, através da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil, visando o bem-estar e a segurança da população, solicitou uma ação para remoção da vegetação que se concentra no canal da direita e nos vertedouros da barragem em caráter emergencial, visando aumentar a velocidade de rebaixamento da cota do reservatório e minimizar danos decorrentes de chuvas intensas. A Concessionária Prolagos S/A, responsável pelo Reservatório de Juturnaíba, iniciou nesta quinta-feira (12), a remoção da vegetação que se concentra na barragem. Essa ação tem como objetivo aumentar o escoamento das águas nos rios e reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas.