SILVA JARDIM E CASIMIRO DE ABREU CONCLUEM COLOCAÇÃO DE DIQUES EM SEBASTIÃO LAN II

A Prefeitura de Silva Jardim, através da subsecretaria de Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, concluiu a colocação de diques em seis pontos de uma das margens do rio Aldeia, no Assentamento Rural Sebastião Lan II, no dia 21/01. Com o objetivo de prevenir inundações no local, o serviço foi visitado pelo prefeito interino Fabrício Azevedo e a secretária do Gabinete Civil, Rosana dos Santos. Eles conversaram com os moradores, ainda, sobre outras melhorias para a comunidade.

Os diques, segundo o subsecretário de Defesa Civil, se romperam durante as últimas chuvas ocorridas no Município e o rio, que passa atrás do assentamento, ameaçaria invadir as propriedades em futuras enxurradas. O trabalho foi iniciado no último dia 18/01 em conjunto com a Secretaria de Agricultura de Casimiro de Abreu. A Prefeitura de Silva Jardim disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão, ao passo que a de Casimiro de Abreu mandou uma máquina motoniveladora patrol e um caminhão. O assentamento fica na divisa entre os dois municípios. O prefeito interino Fabrício Azevedo agradeceu ao prefeito de Casimiro, Ramon Dias Gidalte, pela parceria.

De acordo com o presidente e a secretária da Associação dos Trabalhadores Rurais do Acampamento Sebastião Lan II, respectivamente Alencar Barbosa Gomes e Leila Bianca Demberg Gomes, as cerca de 45 famílias assentadas estão muito satisfeitas com o serviço. “Ficamos felizes por os dois governos (Silva Jardim e Casimiro de Abreu) olharem para nós, pois necessitamos disso e não temos para onde ir nas épocas de enchentes, como as que ocorreram em 2009 e 2016, por exemplo”, disse Leila Bianca, acrescentando que não dá para sair de lá “porque aqui é o nosso lugar”.

O morador Braulino Rodrigues da Conceição, há 10 anos no local, acrescentou que a colocação dos diques também já ajuda muito a comunidade na prevenção de cheias. O assentamento existe há 23 anos e os moradores querem evitar que ocorra com o local o mesmo que aconteceu com o Assentamento Sebastião Lan I, o qual foi abandonado após várias inundações.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

O prefeito interino e a secretária do Gabinete Civil ouviram outras demandas dos assentados. Eles solicitaram que a Administração Municipal envie máquinas para auxiliar na produção agrícola. E em intervenções junto à concessionária Águas de Juturnaíba no controle da vazão de águas da barragem da lagoa, principalmente em épocas de cheias, por exemplo.

“Seria bom que a concessionária deixasse a água escorrer mais durante o período das chuvas para não soltar todo o volume de uma só vez, quando há a ameaça de inundações no Centro de Silva Jardim”, sugeriu Braulino da Conceição. O Assentamento fica num ponto abaixo da represa e sofre com inundações quando a vazão de água é aumentada.

Braulino cultiva aipim e lamentou que perde praticamente toda a produção durante as enchentes mais fortes. O prefeito interino disse que vai ver as possibilidades de atender as reivindicações da Associação dos assentados e resolver oportunamente. “Vamos dar o suporte que for possível, inclusive através da nossa secretaria de Agricultura”, garantiu Fabrício Azevedo. O assentamento sobrevive principalmente do cultivo de aipim, laranja e limão, além da criação de algum gado de corte.

O subsecretário de Defesa Civil falou, ainda, sobre a possibilidade de instalar um Núcleo de Defesa Civil (Nudec) no Assentamento, a fim de dar apoio aos moradores durante os períodos em que os riscos de enchentes são maiores, o que também agradou a comunidade.