Previna-se contra o vírus da Síndrome Mão-Pé-Boca

 A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, que se encontram normalmente no sistema digestivo e podem provocar estomatites (afta que afeta a mucosa da boca). Ela é mais comum na infância, antes dos 5 anos de idade e também pode afetar os adultos. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais em mãos, pés e boca.
São sinais características da doença:
– febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
– Aparecimento de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro da boca, amídalas e faringe que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
– Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
– Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação, entre outros.
A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
Tratamento:
Não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *