PROJETO PILOTO: COLOCAÇÃO DE POSTES EM VARGEM GRANDE

Começou na última segunda-feira (27), a colocação de postes na localidade de Vargem Grande. A ação tem como objetivo viabilizar o projeto piloto de conectividade na Escola Municipal Vargem Grande, além de beneficiar a população local com o acesso à internet banda larga.

O Projeto Piloto é um programa do Governo Federal, viabilizado em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Anatel e o município de Silva Jardim, que possibilita a chegada de internet de qualidade e velocidade necessárias nas escolas urbanas e rurais, para o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais.

Foram escolhidas dez cidades, duas em cada região do país para receber o projeto. Silva Jardim é uma dessas cidades contempladas. Ao todo, 177 escolas fazem parte do projeto piloto que foi aprovado em agosto de 2022 e tem a previsão de ter as primeiras escolas conectadas no início do ano letivo de 2023.

Os municípios foram escolhidos de acordo com critérios técnicos elaborados pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), considerando variáveis como o IDH-M, número de alunos beneficiados, porte e conectividade do município e existência de escolas em terras indígenas, em comunidades remanescentes de quilombos e em assentamentos rurais.

Seguindo as diretrizes do grupo, todas as escolas serão dotadas de infraestrutura completa de conectividade, incluindo o acesso à banda larga em alta velocidade (pelo menos 50 Mbps por escola), de rede wi-fi para distribuição da internet no ambiente escolar e de computadores a serem utilizados pelos alunos e pelos professores.

Estamos cumprindo metas e avançando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *