MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM PARTICIPA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DO ICMS ECOLÓGICO 2023

Em 2023, o ICMS Ecológico está completando 15 anos de existência. E para celebrar este marco com todos os 92 municípios do Estado, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), estão promovendo os cursos de capacitação do ICMS Ecológico 2023, nos meses de março e abril, com 9 sedes distribuídas por todas as regiões de nosso Estado.

Nesta terça-feira (4), o curso foi realizado no município de Casimiro de Abreu. Na ocasião, o município de Silva Jardim foi representado pela Secretária Municipal de Meio Ambiente Gabriela Figueiredo, pela Diretora de Parques e Jardins Débora Gonzaga, pelo Analista Ambiental Thiago Albuquerque e pelo Assistente de Direção Rafael Santiago.

Nesta capacitação, todos os municípios do estado estão tendo a oportunidade de retirar dúvidas diretamente com os avaliadores de cada tema, conhecer os novos critérios, metodologias, formulários e estudos de caso sobre os sub-índices que compõem o cálculo do ICMS Ecológico, além de receberem uma formação conceitual de temas relacionados à gestão ambiental.

O ICMS Ecológico é considerado a política pública ambiental estadual de maior impacto nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, pois além de injetar milhões de reais nos cofres públicos municipais, também monitora anualmente (através de indicadores) as principais políticas públicas ambientais desenvolvidas pelos municípios fluminenses. Lembrando que, recentemente, conquistamos o terceiro lugar no Ranking Final em Sustentabilidade e Conservação Ambiental, no Estado do Rio de Janeiro.

Estamos cumprindo metas e avançando!